Empreendedor de 2a Viagem

Investir em startups é fascinante…aprendemos constantemente e às vezes coisas que parecem óbvias não ficam claras até que aconteça um caso.

Um dos meus recentes aprendizados tem a ver com a experiência do empreendedor. Parece óbvio que um profissional mais experiente tende a ser mais valorizado, correto?

Então o que dizer de um empreendedor mais experiente? Você investiria em alguém que já tivesse quebrado literalmente o negócio duas vezes e que agora esteja buscando recurso para uma ideia que “dessa vez vai dar certo com certeza”?

Muitos colegas não entrariam nessa. Eu mesmo, na primeira vez que vi o cenário, saí fora sem nem escutar o que o empreendedor tinha a dizer…

Mas aí vem a velha e boa lógica racional que volta ao ponto…se você valoriza experiência, claro que o sujeito que quebrou duas vezes, aprendeu e tem a resiliência de começar de novo tem que ser valorizado (pelo menos escutado!) mais…

Hoje tenho algumas startups que são lideradas por “empreendedores de 2a viagem”…ou de “3a viagem”! Alguns porque tiveram sucesso, venderam a primeira e estão na segunda. Alguns porque quebraram as duas primeiras!

O interessante é que quando você discute coisas como Conselho Consultivo, Mentoria, importância de se utilizar bem o networking do investidor para abrir portas, importância de manter o investidor informado com relatórios regulares de performance, e outros, o empreendedor “júnior” sempre reclama “do trabalho que isso da”.

Enquanto isso, o experiente já vem com o relatório mensal prontinho, às vezes um Powerpoint padrão de reunião de diretoria de multinacional, buscando com bastante transparência deixar você plenamente por dentro do que está acontecendo, buscando feedback, e buscando ajuda…

Investimento em startups é muito arriscado, claro, mas se você acompanha regularmente e está ciente dos riscos, já é meio caminho andado para ajudar de alguma forma àquele negócio ir pra frente.

Então na próxima vez que você vir um empreendedor que quebrou algumas vezes fazendo pitch de novo e tentando levantar capital para um novo projeto, não se assuste…pense racionalmente, escute, e leve em consideração a experiência dele na avaliação do seu investimento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *